Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.06.2025(Qui)17:57

Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 São Gonçalo do Rio Preto - MG 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
O local é um colírio para os olhos, seja qual for a visão de quem está lá: Pc´s, orquídeas, Iridáceas... que variedade imensa. A foto da D. tomentosa ficou um espetáculo. Mais uma vez parabéns pelo relato da expedição.

Minha Growlist

15.03.2009(Dom)22:07
Moderador

Mensagem 
Obrigado Carlos e Ivaldo!

Citação:
Fico muito feliz que o pessoal ainda esteja por lá e ainda se lembre de mim (passei lá só 30 dias andando de um lado pro outro)

O Deco deve ter uma memória muito boa então, porque o Fernando passou um dia só! Rs

Citação:
Um dia ainda volto lá e subo a chapada.

Você não vai se arrepender! :wink:

Citação:
Ah, depois procure na beira dos rios uma Vellozia (barbacenia provavelmente) cuja planta adulta florida tem menos de um palmo de altura! Com flores amarelas.

Sim, flores amarelas é Barbacenia! Eu encontrei uma população dessas, mas as flores eram alaranjadas. Elas tinham uns 3 dedos de altura, contando com as flores, mas ainda não deu tempo de editar essas fotos... enquanto isso, mostro as primeiras fotos do alto da Chapada.

Chegamos no alojamento de cima e, depois de retomar o fôlego, pegamos a trilha para o Pico Dois Irmãos, o ponto mais alto do Parque.
As fisionomias predominantes no alto da Chapada são os campos rupestres e de altitude, exatamente onde a diversidade de PCs é maior. A expectativa de aumentar a lista de espécies era grande.

Pico Dois Irmãos
Imagem

Olhando a nordeste era possível ver a Cadeia do Espinhaço
Imagem

A diversidade vegetal no alto da Serra era muito maior do que nas regiões mais baixas. Sobre as rochas, predominavam bromélias do gênero Vriesea e Aechmaea, além de orquídeas, em especial Bulbophyllum, Bifrenaria, Pleurothallis e Sophronitis (Hoffmannseggella, ex-Laelia)
Aechmaea distichantha
Imagem

Aechmaea (?) sp. e Bifrenaria sp. (tyrianthina?)
Imagem

Vriesea sp.
Imagem

Sophronitis/Hoffmannseggella briegeri
Imagem

Imagem

O interessante fruto azul de Cipocereus ou Pilosocereus sp. (Cactaceae)
Imagem

Nos campos de altitude, a vegetação também era bem interessante:
Paepalanthus cf. giganteus (Eriocaulaceae)
Imagem

Lobelia sp. (Campanulaceae)
Imagem

E era só aparecer água que lá estavam elas aos montes: PCs!
Utricularia subulata ocorria pra todo lado, até em pontos menos úmidos
Imagem

Imagem

Drosera tentaculata já não era tão comum, mas era bastante numerosa nesse ponto
Imagem

Elas ocorriam tanto na areia de quartzo
Imagem

Quanto sobre as rochas sedimentares
Imagem

Imagem

Close dos tentáculos no ápice da folha
Imagem

Já na margem de um riacho, encontrei alguns poucos indivíduos de Drosera ascendens crescendo amontoados
Imagem

Imagem

Já nos campos de altitude, onde as gramíneas eram mais esparsas, a surpresa (pra mim nem tanta... hehehe) foi encontrar... Drosera chrysolepis!
Imagem

Morfologicamente elas não diferiam em nada das plantas do Cipó
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E estavam floridas
Imagem

Agora, a surpresa mesmo foi encontrar, a menos de 10 metros dessa população, uma Drosera graminifolia
Imagem

Esse é o primeiro registro dessas duas espécies ocorrendo no mesmo local.

Continuando nos campos de altitude, encontramos uma grande população de... Hippeastrum glaucescens (Amaryllidaceae) :lol:
Imagem

Imagem

As flores são belíssimas!
Imagem

Variação de cor
Imagem

Junto delas, algumas belas Trimezia sp. (Iridaceae)
Imagem

Foi então que o tempo começou a fechar e tivemos que voltar correndo para o alojamento...
Imagem

Imagem

Actinocephalus sp. (Eriocaulaceae)
Imagem

Pra fechar, o pôr do sol no nosso primeiro dia em Rio Preto, o que significa que não choveu e eu perdi pelo menos uma hora de exploração a mais... :evil:
Imagem

Agora, pra continuação das fotos, acho que vocês vão ter que aguardar até eu voltar de lá de novo... hahaha

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

15.03.2009(Dom)22:44
Destaque

Mensagem 
Nossa essa segunda parte do relato foi muito boa em especies de droseras!
Gostei das Drosera ascendens e das Drosera chrysolepis(pra min ela é a D. capensis "red" brasileira :lol: ).
Não sei não Paulo, acho que vou percorrer os 945 Km de distancia só para ver essa planta!!! :D :lol:

Abraços e Parabéns!

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

15.03.2009(Dom)23:25
Moderador

Mensagem 
Hello Paulo, finalmente!! :)

Vamos logo aos comentários...

>Alugamos um carro e, depois de almoçar, seguimos para S. Gonçalo.

Tirou carteira de motorista finalmente??? :)

>Numa pequena região com uma fisionomia típica de deserto, cresciam alguns Melocactus sp. (Cactaceae)

Vc lembrou de procurar Philcoxia nessa area arenosa? :) E na 1a população de G.pygmaea, vc achou tubérculos? Ou não podia coletar plantas?

>Felizmente, para subir a serra, contamos com a ajuda de uma mula pra transportar as malas... hehehe

Olha a folga dos caras!!! :) Nossa, eu nem sabia que havia alojamento lá no alto, que legal!

>Eram várias e várias plantas de Utricularia amethystina (ou algo parecido) com flores assim:

Mto doida esta planta! Mas como falamos por e-mail, acho q deve ser uma mutação localizada, algum stress ecológico. Duvido q isso se mantenha se vc coletar sementes/ plantas.

>Eram plantas realmente grandes, com folhas atingindo os 25 cm

Nossa, q plantas lindas!!!!

>E nas partes mais úmidas, Utricularia amethystina, com uma corola meio alienígena

Já vi algumas populações assim, especialmente na regiao de Diamantina

>Além de uma grande população de Genlisea pygmaea tuberosa!

Estou muito curioso p/ saber se novos tubérculos sao produzidos todos os anos, ou se o mesmo tubérculo é usado todos os anos...

>O Deco deve ter uma memória muito boa então, porque o Fernando passou um dia só! Rs

Realmente!! Nunca imaginei q se lembraria de mim! Alias, Adilson, vc escreveu certo, vc ficou lá 30 dias???

>Chegamos no alojamento de cima e, depois de retomar o fôlego, pegamos a trilha para o Pico Dois Irmãos, o ponto mais alto do Parque.

Que paisagem linda, BABEI!!

>Drosera tentaculata já não era tão comum, mas era bastante numerosa nesse ponto

Faltou dizer que essa espécie nunca havia sido coletada em SGRP, parabens! ;)

>Já na margem de um riacho, encontrei alguns poucos indivíduos de Drosera ascendens crescendo amontoados

É isso mesmo, D.ascendens está quase sempre na beira de riachos na região de Diamantina.

>Já nos campos de altitude, onde as gramíneas eram mais esparsas, a surpresa (pra mim nem tanta... hehehe) foi encontrar... Drosera chrysolepis!

Isso é uma chado e tanto!! Tudo bem que vc havia me contado desta descoberta recente, mas mto legal vc confirmar isso achando-a novamente! Que distribuição mais doida esta espécie: Serra do Cipó, sul da Chapada Diamantina, litoral bahiano e agora SGRP! Sem falar é claro no relato do Joe Nertz q diz ter visto D.chrysolepis em Itacambira...

>Esse é o primeiro registro dessas duas espécies ocorrendo no mesmo local.

Fantástico!! O próximo passo agora é achar um híbrido natural entre D.chrysolepis e D.graminifolia!! :)

>Foi então que o tempo começou a fechar e tivemos que voltar correndo para o alojamento...

Uééééé, que medo é esse de se molhar?? Hahaha!

>Pra fechar, o pôr do sol no nosso primeiro dia em Rio Preto, o que significa que não choveu e eu perdi pelo menos uma hora de exploração a mais...

É o preço a pagar por ter medo de derreter na chuva, hehehe! :)

>Agora, pra continuação das fotos, acho que vocês vão ter que aguardar até eu voltar de lá de novo... hahaha

Vai voltar em breve???

Anyways, parabens pelas fotos e aguardamos a continuação!!

Abs, Fernando

16.03.2009(Seg)2:24
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Citação:
Oi Maurício. Não cheguei a conferir, mas sabendo que se trata de plantas nativas, tenho certeza que tem sementes sim.
A espécie é a mesma do abacaxi domesticado, só que as plantas cultivadas passaram por melhoramento genético para que a formação de sementes fosse abortada e a de polpa, aumentada.

Entendi Paulo. A região que encontrei ele, era altamente povoada de ananas. Tudo isso se deve as sementes né.

Aqui uma foto dele:

Imagem

Ananas ananassoides - Abacaxí-do-cerrado

16.03.2009(Seg)17:19
Destaque

Mensagem 
Parabéns Paulo! Fotos muito lindas!!!!!!
Poxa, que trabalho mais chato hein... Ver PCs in Habitat, descobrir novas ocorrências, não pegar chuva... Vida boa! :D

Abs,
Vitor

17.03.2009(Ter)22:01
Moderador

Mensagem 
O Vitor ainda deve estar sentindo nos ossos o frio e a umidade lá do Caparaó, hahaha! ;) Uma das minhas piores experiências com frio e chuva foi justamente no Caparaó. Tava numa excursão e eles nos esqueceram lá em cima no terreirão, não foram buscar na hora marcada. Eu tava ensopado e congelando, com os pés arrebentados após subir e descer o Pico da Bandeira com um par de botas novas (e duras!!). Os fdps dos guardas que estavam lá nem ajudaram, não tavam nem aí...

Abs, Fernando

17.03.2009(Ter)22:34
Destaque

Mensagem 
Na verdade fernando, o Vitor esta traumatizado da nossa ultima saida pra habitat aqui em Brasília hehehe. Pegamos uma chuvona no meio do cerrado com raios caindo pra todos os lados. Aguarde fotos em breve.
E sim, quando viajo o minimo que passo nos lugares é 15 dias. Mas meu record foi 40 em ibitipoca. Felizmente meu trabalho me permite ter essas férias mais longas e flexíveis.

E deixa eu tirar uma duvida: Existem outras diferença morfológicas entre D. tentaculata e D. sp.shibata além dos pelos glandulares da extremidade da lâmina da folha?

Um abraço

Adilson

18.03.2009(Qua)0:54
Moderador

Mensagem 
Oba!! Mais fotos de habitats!! :)

Citação:
Existem outras diferença morfológicas entre D. tentaculata e D. sp.shibata além dos pelos glandulares da extremidade da lâmina da folha?

Aguarde a publicacao da D.sp."Shibata" p/ saber! ;)

Abs, Fernando

18.03.2009(Qua)2:50

Mensagem 
Muito legal Paulo! Parabéns cara. Show de bola.

Só faltou colocar uma foto mostrando o povo que foi nesta viagem, mesmo que tenham sido só duas pessoas!

Abração

18.03.2009(Qua)17:00
Responder   [ 50 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo