Ai, quantas perguntas!
Primeiro, o relato ainda não acabou! Quem acabou foi o meu tempo livre pra editar as fotos! Hahaha!
Segundo, eu ainda não voltei pra lá graças à previsão de "chuvas severas"... hehehe
E como o $$$ da viagem sai da minha bolsa, resolvi não arriscar e deixar a chuva passar.
Vamos às respostas:
Citação:
>Alugamos um carro e, depois de almoçar, seguimos para S. Gonçalo.
Tirou carteira de motorista finalmente??? Smile
Faz tempo, Fernando! Já estou até com a definitiva!
Citação:
>Numa pequena região com uma fisionomia típica de deserto, cresciam alguns Melocactus sp. (Cactaceae)
Vc lembrou de procurar Philcoxia nessa area arenosa? Smile E na 1a população de G.pygmaea, vc achou tubérculos? Ou não podia coletar plantas?
Sabe que não.... rs
Mas se tivesse alguma coisa florida eu teria visto... mas pra matar a dúvida, eu procurarei na próxima viagem.
Não achei tubérculos nesse primeira população de pygmaea...
Citação:
>Felizmente, para subir a serra, contamos com a ajuda de uma mula pra transportar as malas... hehehe
Olha a folga dos caras!!! Smile Nossa, eu nem sabia que havia alojamento lá no alto, que legal!
Na verdade, o alojamento de pesquisadores ainda não está pronto (é a casa à esquerda na foto), por isso ficamos na mesma casa que os guarda-parques (casa à direita).
Citação:
>Eram várias e várias plantas de Utricularia amethystina (ou algo parecido) com flores assim:
Mto doida esta planta! Mas como falamos por e-mail, acho q deve ser uma mutação localizada, algum stress ecológico. Duvido q isso se mantenha se vc coletar sementes/ plantas.
Sei não, tenho minhas dúvidas... depois de conversarmos, pensei que talvez seja uma mutação com flores cleistogâmicas. Isso poderia explicar as flores mutantes e a grande quantidade de plantas. O que você acha?
Citação:
>Já nos campos de altitude, onde as gramíneas eram mais esparsas, a surpresa (pra mim nem tanta... hehehe) foi encontrar... Drosera chrysolepis!
Isso é uma chado e tanto!! Tudo bem que vc havia me contado desta descoberta recente, mas mto legal vc confirmar isso achando-a novamente! Que distribuição mais doida esta espécie: Serra do Cipó, sul da Chapada Diamantina, litoral bahiano e agora SGRP! Sem falar é claro no relato do Joe Nertz q diz ter visto D.chrysolepis em Itacambira...
Pois então! Eu achava que você também tivesse visto essa sp. em Itacambira! Por isso não fiquei tão surpreso com esse novo registro...
Citação:
>Foi então que o tempo começou a fechar e tivemos que voltar correndo para o alojamento...
Uééééé, que medo é esse de se molhar?? Hahaha!
De se molhar eu não tenho medo...rs Minha preocupação era tomar um raio na cabeça! Hahaha!
Citação:
>Pra fechar, o pôr do sol no nosso primeiro dia em Rio Preto, o que significa que não choveu e eu perdi pelo menos uma hora de exploração a mais...
É o preço a pagar por ter medo de derreter na chuva, hehehe! Smile
¬¬
Citação:
>Agora, pra continuação das fotos, acho que vocês vão ter que aguardar até eu voltar de lá de novo... hahaha
Vai voltar em breve???
Então, eu ia voltar essa semana, mas por causa da previsão do tempo pra MG eu decidi adiar...
Imagina pegar aquela estrada de terra com um carro alugado (um Uno Mile!!!!) com as chuvas que tem caído em Minas! Nem pensar!
Citação:
Não sei não Paulo, acho que vou percorrer os 945 Km de distancia só para ver essa planta!!!
Bruno, se vc quer ver D. chrysolepis, então não perca seu tempo indo pra SGRP, já que lá ela ocorre em uma região restrita a pesquisadores! Vá para o Cipó, onde o acesso é mais fácil e ela é mais abundante (o que, no entanto, não garante que você vá conseguir encontrá-la!)!
Citação:
Parabéns Paulo! Fotos muito lindas!!!!!!
Poxa, que trabalho mais chato hein... Ver PCs in Habitat, descobrir novas ocorrências, não pegar chuva... Vida boa! Very Happy
Obrigado Vitor! E boa sorte na próxima viagem a campo! rsrsrs
Citação:
Muito legal Paulo! Parabéns cara. Show de bola.
Só faltou colocar uma foto mostrando o povo que foi nesta viagem, mesmo que tenham sido só duas pessoas!
Valeu Cléo!
A foto vem na próxima parte do relato (que não tem data prevista pra sair...

)!
Abs,