Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.06.2025(Qui)9:53

Responder  [ 50 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
 São Gonçalo do Rio Preto - MG 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem 
Ai, quantas perguntas! :lol:

Primeiro, o relato ainda não acabou! Quem acabou foi o meu tempo livre pra editar as fotos! Hahaha! :D

Segundo, eu ainda não voltei pra lá graças à previsão de "chuvas severas"... hehehe
E como o $$$ da viagem sai da minha bolsa, resolvi não arriscar e deixar a chuva passar.

Vamos às respostas:

Citação:
>Alugamos um carro e, depois de almoçar, seguimos para S. Gonçalo.

Tirou carteira de motorista finalmente??? Smile

Faz tempo, Fernando! Já estou até com a definitiva! :lol:

Citação:
>Numa pequena região com uma fisionomia típica de deserto, cresciam alguns Melocactus sp. (Cactaceae)

Vc lembrou de procurar Philcoxia nessa area arenosa? Smile E na 1a população de G.pygmaea, vc achou tubérculos? Ou não podia coletar plantas?

Sabe que não.... rs
Mas se tivesse alguma coisa florida eu teria visto... mas pra matar a dúvida, eu procurarei na próxima viagem.
Não achei tubérculos nesse primeira população de pygmaea... :?

Citação:
>Felizmente, para subir a serra, contamos com a ajuda de uma mula pra transportar as malas... hehehe

Olha a folga dos caras!!! Smile Nossa, eu nem sabia que havia alojamento lá no alto, que legal!

Na verdade, o alojamento de pesquisadores ainda não está pronto (é a casa à esquerda na foto), por isso ficamos na mesma casa que os guarda-parques (casa à direita).

Citação:
>Eram várias e várias plantas de Utricularia amethystina (ou algo parecido) com flores assim:

Mto doida esta planta! Mas como falamos por e-mail, acho q deve ser uma mutação localizada, algum stress ecológico. Duvido q isso se mantenha se vc coletar sementes/ plantas.

Sei não, tenho minhas dúvidas... depois de conversarmos, pensei que talvez seja uma mutação com flores cleistogâmicas. Isso poderia explicar as flores mutantes e a grande quantidade de plantas. O que você acha?

Citação:
>Já nos campos de altitude, onde as gramíneas eram mais esparsas, a surpresa (pra mim nem tanta... hehehe) foi encontrar... Drosera chrysolepis!

Isso é uma chado e tanto!! Tudo bem que vc havia me contado desta descoberta recente, mas mto legal vc confirmar isso achando-a novamente! Que distribuição mais doida esta espécie: Serra do Cipó, sul da Chapada Diamantina, litoral bahiano e agora SGRP! Sem falar é claro no relato do Joe Nertz q diz ter visto D.chrysolepis em Itacambira...

Pois então! Eu achava que você também tivesse visto essa sp. em Itacambira! Por isso não fiquei tão surpreso com esse novo registro...

Citação:
>Foi então que o tempo começou a fechar e tivemos que voltar correndo para o alojamento...

Uééééé, que medo é esse de se molhar?? Hahaha!

De se molhar eu não tenho medo...rs Minha preocupação era tomar um raio na cabeça! Hahaha! :lol:

Citação:
>Pra fechar, o pôr do sol no nosso primeiro dia em Rio Preto, o que significa que não choveu e eu perdi pelo menos uma hora de exploração a mais...

É o preço a pagar por ter medo de derreter na chuva, hehehe! Smile

¬¬ :lol: :lol: :lol:

Citação:
>Agora, pra continuação das fotos, acho que vocês vão ter que aguardar até eu voltar de lá de novo... hahaha

Vai voltar em breve???

Então, eu ia voltar essa semana, mas por causa da previsão do tempo pra MG eu decidi adiar...
Imagina pegar aquela estrada de terra com um carro alugado (um Uno Mile!!!!) com as chuvas que tem caído em Minas! Nem pensar! :shock:

Citação:
Não sei não Paulo, acho que vou percorrer os 945 Km de distancia só para ver essa planta!!! :D :lol:

Bruno, se vc quer ver D. chrysolepis, então não perca seu tempo indo pra SGRP, já que lá ela ocorre em uma região restrita a pesquisadores! Vá para o Cipó, onde o acesso é mais fácil e ela é mais abundante (o que, no entanto, não garante que você vá conseguir encontrá-la!)! :wink:

Citação:
Parabéns Paulo! Fotos muito lindas!!!!!!
Poxa, que trabalho mais chato hein... Ver PCs in Habitat, descobrir novas ocorrências, não pegar chuva... Vida boa! Very Happy

Obrigado Vitor! E boa sorte na próxima viagem a campo! rsrsrs :lol:

Citação:
Muito legal Paulo! Parabéns cara. Show de bola.

Só faltou colocar uma foto mostrando o povo que foi nesta viagem, mesmo que tenham sido só duas pessoas!

Valeu Cléo!
A foto vem na próxima parte do relato (que não tem data prevista pra sair... :roll: )!

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

24.03.2009(Ter)12:41
Moderador

Mensagem 
Hello Paulo!

Citação:
Segundo, eu ainda não voltei pra lá graças à previsão de "chuvas severas"... hehehe
E como o $$$ da viagem sai da minha bolsa, resolvi não arriscar e deixar a chuva passar.

Bem pensado! Outra vantagem de deixar passar umas semanas/meses é que vc vai ver as mesmas plantas em estágios diferentes de crescimento, florações de espécies diferentes e até ver quais espécies sumiram e quais apareceram, com a aproximação da estação de seca.

Citação:
Sei não, tenho minhas dúvidas... depois de conversarmos, pensei que talvez seja uma mutação com flores cleistogâmicas. Isso poderia explicar as flores mutantes e a grande quantidade de plantas. O que você acha?

É isso mesmo q eu queria dizer. :) Se é uma mutação localizada, não saberia dizer. Ainda acho mais provavel q seja algum fator ecologico estimulando algum fenotipo doido que parece ser mesmo uma cleistogamia.

Citação:
Pois então! Eu achava que você também tivesse visto essa sp. em Itacambira! Por isso não fiquei tão surpreso com esse novo registro...

Depois q o Nertz a viu, eu até procurei quando voltei a Itacambira junto com meu amigo Fabio Pinheiro, mas não achamos nenuma.

Abs, Fernando

24.03.2009(Ter)13:06
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Paulo Minatel escreveu:

Citação:
Não sei não Paulo, acho que vou percorrer os 945 Km de distancia só para ver essa planta!!! :D :lol:

Bruno, se vc quer ver D. chrysolepis, então não perca seu tempo indo pra SGRP, já que lá ela ocorre em uma região restrita a pesquisadores! Vá para o Cipó, onde o acesso é mais fácil e ela é mais abundante (o que, no entanto, não garante que você vá conseguir encontrá-la!)! :wink:

Uhummm....Cipó, posso penssar nessa alternativa :lol:
Teria que ver a distancia, e as especies que eu poderia encontrar, pois gostaria de ver pelomenos algumas droseras e utricularias.
Quantos km são de São Carlos até a Serra do Cipó?

Abraços e obrigado pelas dicas Paulo

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

24.03.2009(Ter)19:30
Moderador

Mensagem 
Hello Bruno,

Lição de geografia de hoje: pesquise na internet onde ficam ambos os lugares, pegue um mapa, uma regua, e faça os cálculos garoto! ;)

Dica: use o Google Earth! Caso não tenha ainda, faça o download e se divirta com a função "regua"!! :)

Abs, Fernando

24.03.2009(Ter)19:39
Destaque

Mensagem 
Verdade, vou procurar baixar o Google Earth e ver se localizo essas regiões...

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

24.03.2009(Ter)19:48
Moderador

Mensagem 
Oi Bruno,

Se quiser, nem precisa baixar o Google Earth, é só usar o Google Maps no site homônimo! :wink:

Abs,

Growlist e Wishlist

26.03.2009(Qui)14:07
Moderador

Mensagem 
Mas no Google Maps (GM) não tem a mesma função de regua onde vc estica e puxa p/ onde quiser! :) No GM vc apenas pode colocar os nomes de duas cidades e deixar ele medir o percurso. O problema disso é quando não tem cidade próxima do local que vc quer medir ou quando as tais "cidades" são vilarejos que não constam no GM.

Por isso prefiro o Earth mesmo, bastando vc saber onde estao teus pontos p/ brincar com a reguinha! ;)

Abs, Fernando

26.03.2009(Qui)14:24
Moderador

Mensagem 
E ai Paulo, quando vamos ver a continuação???? :) Vitor e Adilson, tbm aguardamos os relatos de vcs!!

Abs, Fernando

03.04.2009(Sex)2:29
Moderador

Mensagem 
Quem sabe depois que eu voltar daqui, que não é SGRP, mas sim um lugar muuuuito mais interessante.. hahahaha

Quando eu voltar eu dou umas dicas... :lol:

Abs,

Growlist e Wishlist

06.04.2009(Seg)19:31
Moderador

Mensagem 
Aaaargh, que tortura!!! /explosão

não vou conseguir parar de pensar nisso o dia inteiro... Já posso rpever com o q vou acabar sonhado hoje a noite: estarei em algum lugar isolado e distante, descobrindo alguma espécie nova e primitiva de Drosera com longos caules e folhas totalmente diferentes de qq outra conhecida, hehehe! :)

Abs e boa sorte!
Fernando

06.04.2009(Seg)19:37
Responder   [ 50 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo