Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 20.05.2025(Ter)19:32

Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Dionaea no clima semi-árido. 
Autor Mensagem

Mensagem Dionaea no clima semi-árido.
Olá, sou muito encantado por plantas carnívoras, ja pensei muito em cultivá-las, então gostaria de saber se no Ceará(clima semi-árido) é possível criar tal plantinha. Clima com 4~5 Meses de Chuva alternando com 7 Meses de sol e tempo muito seco. Se possível gostaria de saber se precisa de cuidados tão especiais.
Se a Dionaea não for possível, gostaria de saber se tem alguma família de planta carnívora que seja possível o plantio onde moro.
Obrigado!

29.04.2009(Qua)22:18

Mensagem 
.

Editado pela última vez por Matheus Dalazen em 29.07.2012(Dom)21:08, em um total de 1 vez.

29.04.2009(Qua)22:24

Mensagem 
Olá.
Cara, eu sou do Ceará. Cidade de Crato, e tive uma coleção considerável de plantas
na minha adolescência. Por força dos estudos e trabalhos tive de me afastar delas, e
fiquei sem uma sequer, mas hoje estou reiniciando.
Cheguei a ter umas 120 espécies diferentes. Cometi erros, mas no geral tive sucesso
no cultivo das mais variadas espécies. Então pode ficar tranquilo e iniciar o seu cultivo.
Boa sorte!

29.04.2009(Qua)22:58
Destaque

Mensagem Re: Dionaea no clima semi-árido.
curilas escreveu:
Olá, sou muito encantado por plantas carnívoras, ja pensei muito em cultivá-las, então gostaria de saber se no Ceará(clima semi-árido) é possível criar tal plantinha. Clima com 4~5 Meses de Chuva alternando com 7 Meses de sol e tempo muito seco. Se possível gostaria de saber se precisa de cuidados tão especiais.
Se a Dionaea não for possível, gostaria de saber se tem alguma família de planta carnívora que seja possível o plantio onde moro.
Obrigado!

Curilas,
É perfeitamente possível mantê-las aqui no Ceará. Ainda não senti necessidade de usar estufa ou sombrite, apenas um pote sob o vaso da planta para que o substrato (no meu caso, sphagnum puro) fique sempre molhado, como elas gostam.
Tenho obtido êxito com algumas espécies dos gêneros Drosera, Sarracenia, Dionaea (só existe uma espécie) e Nepenthes (principalmente lowlanders).
Sem querer ser chato, devido à maneira como você falou, eu cheguei a pensar que morássemos em um deserto. Aqui não é úm local tão inóspito assim, meu caro. Pelo menos em Fortaleza raramente falta água nas torneiras e os açudes estão sangrando no momento.
Abraço,
Pedro Emidio

29.04.2009(Qua)23:33
Destaque

Mensagem 
Olá Curilas, vc pode sim cultivar PC´s aqui no Ceara,como o Pedro falou, aqui não é um lugar tão seco ,sempre deixando o substrato bem úmido (molhado) elas gostam,já as nepenthes (lowlanders) são chatinhas mas dá para cultivar ,bom cultivo Curilas e seja bem vindo.

30.04.2009(Qui)8:56

Mensagem 
Hahaha, não sabia que tinha tanto cearense aqui, então acho que vou arrumar umas sementes e começar o cultivo. E eu falei de ser clima semi-árido não foi desmerecendo meu ceará, pois eu amo esse estado e não o trocaria por outro. Só tive essa dúvida porque ja quis plantar algumas outras espécies de plantas(não carnívoras) e elas exigiam um clima frio, pensei que as carnívoras exigissem isso também, visto que comumente crescem em chapadas.

Gostaria de saber se consigo facilmente esses substratos necessários e se algum cearense não está afim de me enviar umas sementes de Dionaea =D

Obrigado por responderem minha dúvida e Bom Dia.

30.04.2009(Qui)9:35
Destaque

Mensagem Curilas
Rapaz sementes de dionaea aqui tá dificil especialmente para doar,mas se vc quiser começar o cultivo eu tenho se,emtes de byblis liniflora ,agora elas são anuais as elas vão infestar o vaso,são poucas sementes mas acho que são frecas foi meu amigo Ivaldo que me enviou,vou madar uma MP para vc com meu endereço aí vc faz a carta selada ,qualquer dúvida pode perguntar,ok.

30.04.2009(Qui)9:45

Mensagem 
Melhor assim, bem acredito que não vou ter muitos problemas com as PC´S, já que estou num estado aqui vizinho, o Rio Grande do Norte.

Boa sorte com suas carnívoras curilas

Alysson Lima

20.07.2009(Seg)20:07

Mensagem 
Queria aproveitar o tópico aberto pra perguntar aos amigos
nordestinos em que período eles colocam suas Dionaeas em
dormência.
Obrigado,
Marcos

22.07.2009(Qua)14:13

Mensagem 
Pelo que li, Dionaea e Sarracenia infelizmente não são plantas tropicais, se comportando como anuais em clima quente. Mas se alguém teve sucesso com elas nessas condições gostaria de aprender também. :wink:

22.07.2009(Qua)21:12
Responder   [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo