Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 13.05.2025(Ter)13:46

Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Vinagre na agua das PCs para evitar Dengue 
Autor Mensagem

Mensagem Vinagre na agua das PCs para evitar Dengue
Segundo esse site http://www.vinagrecontradengue.com.br o vinagre ou acido acetico é letal as larvas do mosquito da dengue.

Citação:
ELIMINAÇÃO DAS LARVAS - A explicação para a eficiência do ácido acético na eliminação dfas larvas também é bem simples: as larvas do Aedes alimentam-se de bactérias, fungos, protozoários, detritos orgânicos animais ou vegetais, além de sais minerais e outras substâncias presentes na água. Tais alimentos são atraídos para a abertura oral da larva, graças aos movimentos das escovas ali implantadas e assim formam-se correntes aquáticas que arrastam as várias partículas para o orifício bucal e daí ao tubo digestivo. Não existe nenhuma evidência da existência de qualquer processo seletivo de alimentos. Dessa forma, o vinagre diluído na água confere ao ambiente aquático um caráter ácido, provocando no trato digestivo da larva danos, que levam à sua eliminação. Essa ação do vinagre independe dos estágios da larva do mosquito.

Gostaria de saber se alguem ja fez experiencias com vinagre na agua dos pratos das PCs e qual foi o resultado?
Eu sei que o vinagre baixa razoavelmente o PH da agua o que teoricamente não seria ruim ja que elas gostam de substrato acido mas antes de aplicar vinagre prefiro ler a opinião dos mais experientes.

Eu sempre faço a troca semanal da agua porem nesse fim de ano com certeza ficarei ausente por pelo menos umas 2 ou 3 semanas e precisarei de um meio de manter a umidade das plantas e ao mesmo tempo inibir a dengue. Esse parece ser o unico meio viavel ja que aquelas lendas de borra de cafe e agua suja não funciona.

Obs: não me preocupo com evaporação ja que confio cegamente nas chuvas dessa epoca do ano. Pelo menos aqui em SBC na semana toda chove em 5 ou 6 dias. A cidade, apesar de ser grande e moderna, é cortada por varios rios, tem uma represa enorme por perto (Billings) e ainda possui imensa area da mata atlantica por perto que atrai muita chuva.

24.11.2009(Ter)1:54
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Acredito que não é nescessário para as PCs! hehehe
mais eu uso areia no pratinho

24.11.2009(Ter)12:38
Moderador

Mensagem 
O vinagre é um composto orgânico, a adição deste na água pode não só prejudicar as plantas como não acredito que afetará as larvas de mosquito.

Lembrando também que o sphagnum por si só já deixa o ambiente muito ácido.

Talvez a melhor opção seja a areia no pratinho, ou quem sabe até um bog.

24.11.2009(Ter)12:46

Mensagem 
Meu amigo usava vinagre pois não tinha como conseguir agua da chuva...
As plantas por incrivel que pareça não morriam mas algumas folhas mais velhas secavam mais rapidas e muitas outras folhas nasciam rapidamente.

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak

24.11.2009(Ter)14:13
Destaque

Mensagem 
Concordo com o Eduardo, o aumento da acidez poderá trazer algum prejuízo à planta. Produre algum agente de saúde no seu município e consiga um pouco do Diflubenzuron e adicione à água.

Minha Growlist

27.11.2009(Sex)13:32
Destaque

Mensagem 
Não quero criar polêmica não, mas, sinceramente, o melhor mesmo a se fazer é montar um bog para as PCs. Assim o problema da dengue fica superado !

28.11.2009(Sáb)8:52

Mensagem 
Pelas minhas experiencias não deu certo ou então teve uma eficacia muito baixa, talvez a proporção de vinagre tenha que ser muito grande para matar as larvas.

Eu deixei um balde recebendo agua da chuva dos ultimos dias por uns 10 dias, verifiquei que ja haviam varias larvas e algumas larvas que mais pareciam pupas proximas de se tornarem adultas. Só não se dizer se eram de aedes, pernilongo comum ou mosca domestica.
Adicionei uns 700ml de vinagre para uns 4L de agua e 24h depois ainda haviam muitas larvas la.
Pelo menos aqui o vinagre não funcionou.

O jeito é arrumar esse diflubenzuron mesmo..

28.11.2009(Sáb)19:54
Destaque

Mensagem 
Olá ! vou repetir uma conversa que tivesmo há algum tempo ! esse produto não é usado em todos os Municípios do Brasil. Aqui no Rio, por exemplo, a Prefeitura usa outro, e não distribui... eu teria de esperar que um fiscal ou agente sanitário viesse aqui em casa para pedir... e, como eles devem ser encantados, porque ver um no meu bairro é mais difícil que ver cabeça de bacalhau ou enterro de anão (só pra ser politicamente incorreto), achei melhor me garantir e passar a usar bogs em vez de vasos com água embaixo.
Deu muito certo, além de que é garantido !
Grande abraço a todos !

29.11.2009(Dom)7:30
Site Admin

Mensagem 
Diflubenzuron: Os agentes da Vigilância Epidemiológica disseram que não
distribuem, nisso eu mantenho a rotina de lavar as bandejas quinzenalmente.
Avaliei o ciclo de vida dos pernilongos daqui e esteve por volta dos 20 dias.

Não sei se há variação para outros locais, mas eu não produzo mosquitos :wink:

Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 30.11.2009(Seg)8:16, em um total de 2 vezes.

29.11.2009(Dom)22:27

Mensagem 
Pelo que andei lendo sobre esse diflubenzuron trata-se de um quimico extremamente forte que causa reações adversas como dor de cabeça e nauseas.. Pensando bem é melhor manter isso longe daqui.

Como o clima e as chuvas constantes (tem sido diarias ja ha uns 2 meses) favorecem o cultivo de PCs no jardim não penso em cultivar em terrario a não ser que algum dia eu decida cultivar aquelas especies de montanhas.

Só preciso ficar atento a desgraça do aedes pois pernilongo tem de monte aqui. Pesquisando metodos para matar as larvas vi que a bacteria bacillus thuringiensis israelensis é um biopesticida extremamente eficaz.

http://en.wikipedia.org/wiki/Bacillus_t ... sraelensis

Alguem conhece alguma empresa de inseticidas, larvicidas ou quimicos de agricultura que venda uma cultura dessa bacteria?

29.11.2009(Dom)23:25
Responder   [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo