Salve galera!
Um assunto que gosto muito! Agentes químicos e interação com animais! Principalmente quando a interação é pra controle e erradicação de animais aquáticos.
Todo produto usado é tóxico pras larvas e potencialmente tóxico pros seres humanos, como já citados alguns sintomas que a intoxicação pode causar, porém vários químicos utilizados no controle de pestes domesticas (vinde intoxicações acidentais de cães e crianças) e contra parasitos de animais domésticos, podem causar serias intoxicações humanas e animais acidentais. Porém se utilizado com cautela creio que não haja problemas.
Sobre o Diflubenzuron, ele é vendido em casas agropecuárias sim! Com o nome comercial de Dimilin
http://www.chemturacrop.com.br/deployed ... IMILIN.pdf porém existe outros produtos ectoparasitos muito eficientes. Eu venho utilizando o Diazinon, a meu ver é muito eficiente, e muito bom, e tem uma vantagem, ele não é acumulativo e tem meia vida curta. Mesmo eu não trocando a água dos vasos, com uns 10 dias, se eu não exagerar na dose, somente duas pitadas, tenho que repetir se não dá larvas, é rio, pois tenho que ficar de olho, e bom que diminuiu o risco de acidentes com animais ou mesmo comigo.
Sempre que mexer nas plantas evitar por a mão na água e se por lavar bem as mãos.
Ah lembrando o diflubezuron pode ser absorvido pela pele....
Existem diversos outros compostos muito bons, estava lendo alguns artigos e citam o METOPRENO ou Methoprene que diz ser menos tóxico e bastante eficiente no combate.
Existe também um produto registrado pra combate a ectoparasitos de peixes, a base de metrifonato ou Triclorfon, que combate ectoparasitos de peixes, e que segundo literatura é utilizado pra ecto e endoparasitos de animais domésticos terrestres ( pulgas carrapatos etc), e que tambem tem relatos de combate a larvas de libélulas, e de mosquitos. O nome comercial mais popular é neguvon, um organofosforado que se degrada mais rápido no meio ambiente, não acumulando no meio ambiente e também nas bandejas e no substrato.
Porém mesmo utilizando essa técnica há algum tempo e não verificando ate agora problemas pras plantas , é mais oneroso, perigoso e não natural. Eu estou aderindo aos pequenos bogs com vasos quadrados, que as plantas parecem estar gostando mais deste sistema de bog que vasos em badejas, e ate mais bonito visualmente, visto que uso vasos quadrados de plástico marrom, que são mais fáceis de organizar e não precisam de bandeja com água.
Bem, é isso ai, espero ter ajudado.
Fabricio