RobertoR
Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12 Mensagens: 221 Localização: Curitiba (PR)
|
Olá! Pela (pouca) experiência que eu tenho... As raizes de Dionaea precisam de muito pouco espaço, assim na verdade, mesmo quando as armadilhas "extrapolarem" muito do vaso, está tudo ok. Se for só por causa do tamanho da planta, talvéz não precise mesmo. Mas, como eu mesmo tirei a minha Dionaea do vaso pela primeira vez mais por vontade de mexer nela do que por necessidade absoluta, aí vão os conselhos, heheh. Lembre-se, a troca de vaso é sempre um estresse para a planta. Assim, se for só para mudar de vaso e se você achar que a planta está se desenvolvendo bem, coloque tudo junto (planta + substrato) no vaso novo e deixe a operação mais complexa pela próxima vez, quando o substrato começará a ficar velho. Se o substrato já for velho (ex. se for turfa, se a água no vaso fica muito marrom) ou se achar que o substrato está errado (quer postar uma foto), daí tudo bem, troque tudo - neste caso, claro, remova o substrato velho e mude-a para o novo.
Então - na verdade existem tópicos sobre substratos e até uma ficha de cultivo sobre a Dionaea, se quiser dar uma olhada, com certeza vai eoncontrar explicações bem melhores do que a minha. Basicamente, a Dionaea precisa de substratos ácidos e pobres em nutrientes. Misturas de musgo sphagnum (que é usado como musgo ornamental em floricultura) e outros componentes (areia, perlite, etc.) são as mais comuns. Se não encontrar este tipo de musgo, algumas pessoas aqui já usaram turfa, ou fibra de coco. A turfa decompõe rápido (já é musgo decomposto) e por isto é um material menos "nobre", que em teoria dura menos do que o sphagnum. Todos estes materiais podem ser lavados com várias trocas de água para eliminar compostos indesejados, e até fervidos para eliminar parasitas, se quiser. Eu uso musgo sphagnum seco, que lavo mas não fervo. Esta é só uma pequena introdução - daí procure no Fórum, seja nas salas específicas (fichas de cultivo, técnicas de cultivo, Dionaea), ou com o sistema de busca, ou até usando Google, e vai ver que tem um monte de informações por aqui! Abraços, Roberto
_________________ A red Dionaea is a state of mind.
|
Northon Bruno
Destaque
Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29 Mensagens: 646 Localização: Belo Horizonte
|
existem varios tipos de substratos... .o q eu uso é musgo sphagnum+ vermiculite+ fibra de coco em pó (3:1:3)
.lá em portugal eles usam turfa loira (tem que observar se ela é sem fertilizantes)+ perlite(nunca achei aqui em BH)
.devem existir outros...
. TEM um tópico sobre isso tb
Ai vc decide o melhor para vc, o q vc consegue comprar ai por perto...
|
RobertoR
Registrado em: 16.01.2009(Sex)22:12 Mensagens: 221 Localização: Curitiba (PR)
|
Em vasos (pequenos) de Dionaea, na verdade, não acho que precise não. Vai até tomar muito espaço, eu nunca coloquei. Em vasos de 20 cm. de diámetro tipo aqueles de Nepenthes, aí eu também coloquei (na minha alata).
_________________ A red Dionaea is a state of mind.
|