Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 20.05.2025(Ter)17:35

Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Troca de vaso e preparaçao do substrato! 
Autor Mensagem

Mensagem Troca de vaso e preparaçao do substrato!
Galera... eu comprei esses dias duas Dionaeas em um supermercado ... elas tavam meio acabadinhas... mas fui seguindo as dicas que fui encontrando aki no site... e elas tao mais bunitas.... mas eu queria passar elas pra um outro vaso maior...
Gostaria de saber o que eu ponho no substrato... qual a "receita" do tal substrato"? e tambem como eu faço.... eu tiro elas da vaso menor e retiro todo o substrato dela.... colocando soh ela msm... ow ponho o substrato do vaso antigo dentro do vaso novo??[

Mi ajuda ae que so noob nesse negocio ainda :P

18.12.2009(Sex)1:02

Mensagem 
Olá!
Pela (pouca) experiência que eu tenho...
As raizes de Dionaea precisam de muito pouco espaço, assim na verdade, mesmo quando as armadilhas "extrapolarem" muito do vaso, está tudo ok. Se for só por causa do tamanho da planta, talvéz não precise mesmo. Mas, como eu mesmo tirei a minha Dionaea do vaso pela primeira vez mais por vontade de mexer nela do que por necessidade absoluta, aí vão os conselhos, heheh.
Lembre-se, a troca de vaso é sempre um estresse para a planta. Assim, se for só para mudar de vaso e se você achar que a planta está se desenvolvendo bem, coloque tudo junto (planta + substrato) no vaso novo e deixe a operação mais complexa pela próxima vez, quando o substrato começará a ficar velho. Se o substrato já for velho (ex. se for turfa, se a água no vaso fica muito marrom) ou se achar que o substrato está errado (quer postar uma foto), daí tudo bem, troque tudo - neste caso, claro, remova o substrato velho e mude-a para o novo.

Então - na verdade existem tópicos sobre substratos e até uma ficha de cultivo sobre a Dionaea, se quiser dar uma olhada, com certeza vai eoncontrar explicações bem melhores do que a minha. Basicamente, a Dionaea precisa de substratos ácidos e pobres em nutrientes. Misturas de musgo sphagnum (que é usado como musgo ornamental em floricultura) e outros componentes (areia, perlite, etc.) são as mais comuns. Se não encontrar este tipo de musgo, algumas pessoas aqui já usaram turfa, ou fibra de coco. A turfa decompõe rápido (já é musgo decomposto) e por isto é um material menos "nobre", que em teoria dura menos do que o sphagnum. Todos estes materiais podem ser lavados com várias trocas de água para eliminar compostos indesejados, e até fervidos para eliminar parasitas, se quiser. Eu uso musgo sphagnum seco, que lavo mas não fervo.
Esta é só uma pequena introdução - daí procure no Fórum, seja nas salas específicas (fichas de cultivo, técnicas de cultivo, Dionaea), ou com o sistema de busca, ou até usando Google, e vai ver que tem um monte de informações por aqui!
Abraços,
Roberto

18.12.2009(Sex)1:44
Destaque

Mensagem 
existem varios tipos de substratos...
.o q eu uso é musgo sphagnum+ vermiculite+ fibra de coco em pó (3:1:3)

.lá em portugal eles usam turfa loira (tem que observar se ela é sem fertilizantes)+ perlite(nunca achei aqui em BH)

.devem existir outros...

. TEM um tópico sobre isso tb

Ai vc decide o melhor para vc, o q vc consegue comprar ai por perto...

18.12.2009(Sex)10:54
Perfil ICQ YIM

Mensagem 
Sim sim... eu vi esses topicos... e... como eu pronuncio isso pra tia da floricultura?? eh "isfagnum" q fala? e posso comprar seco msm?

18.12.2009(Sex)12:00
Destaque

Mensagem 
Gostei da pronuncia :D :D :D :D fala que um musgo para decoração, mas olha bem como ele é para vc não comprar o errado... eu uso o seco e trituro no liquidificador... se vc não encontrar ai olha no carnivora shopping... eu comprei lá pq aqui em BH ainda não descobri um lugar que venda esse musgo

18.12.2009(Sex)12:39
Perfil ICQ YIM
Moderador

Mensagem 
A pronúncia é "esfagnum", o pessoal da floricultura costuma chamar também de musgo branco (mesmo existindo a variedade vermelha que é bem comum).

18.12.2009(Sex)15:43

Mensagem 
hmmm brigadu galera... acho que soh tenho mais uma duvida.... eu vi em algum lugar que antes de começar a por o substrato.... tinha q por uma camada dakelas bolinhas de argila algo assim... mas akilo não vai atrapalha a planta a absorve a agua do pratinho?

18.12.2009(Sex)15:49

Mensagem 
Em vasos (pequenos) de Dionaea, na verdade, não acho que precise não. Vai até tomar muito espaço, eu nunca coloquei. Em vasos de 20 cm. de diámetro tipo aqueles de Nepenthes, aí eu também coloquei (na minha alata).

18.12.2009(Sex)16:07
Moderador

Mensagem 
Duzao escreveu:
hmmm brigadu galera... acho que soh tenho mais uma duvida.... eu vi em algum lugar que antes de começar a por o substrato.... tinha q por uma camada dakelas bolinhas de argila algo assim... mas akilo não vai atrapalha a planta a absorve a agua do pratinho?

As bolinhas chamam argila expandida, ela é pra fazer volume no substrato quando o vaso é muito grande, o que não é necessário e pode até atrapalhar num vaso de dionaea.

19.12.2009(Sáb)10:36

Mensagem 
Certo... to entendendo.... hj fui atraz das coisas.... falaram de uma tal de torta de mamona tb.... pra coloca em cima do substrato ow mistura com ele...
eh bom coloca essa torta de mamona tb???...
desculpa encher tanto o saco d vcs... mas foi tao dificil arranja elas... não quero que elas morram...

19.12.2009(Sáb)11:37
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo