Nepenthes 'Bellii' - by Miguel Pandini
Olá, pessoal!
Esta é a famosa neps que a maioria, nos primeiros anos de forum, chamava de "Jungle Bells", e que o Marcos Ono cultiva como a espécie pura
Nepenthes bellii. Eu, particularmente, acredito ser um híbrido:
N. belli x ventricosa. Quando se observa os jarros inferiores (“lower”) dá para perceber algumas características dessas duas espécies... Mas, isso é só especulação minha... Deixo algumas imagens para que vocês possam opinar.
O "segredo" do cultivo dela parece ser o clima: calor infernal, sem muita exigência com a umidade, apesar de que, como outras neps, ela sempre fica mais vistosa em tempos chuvosos!!
A minha aqui produz armadilhas sem parar!! E não são tão "miniatura" assim, não: geralmente são maiores que um ovo de galinha, e alguns, raros, bem maiores, de plantas mais velhas.
E ela tem uma peculiaridade: o jarro demora muito a se formar depois que a folha amadurece; só depois de umas 6 ou 7 folhas posteriores formadas o jarro antigo em formação dá o ar da graça!
Vejam as imagens:
Nas plantas mais jovens, os jarrinhos tem um tom mais “pink”:

Jarrinhos em formação, assumindo um tom vermelho bem vivo:

E alguns jarros “gigantes”, produzidos por plantas mais velhas (comparem com o tamanho das correntes do vaso suspenso):

E, para finalizar, detalhes do peristômio de um jarro “lower” dos bem grandes:

Em breve, posto imagens dos jarros “upper” dessa neps.
Abraços!