Olá, pessoal!
Obrigado pelos comentários e elogios!
Adriel Faust Martins escreveu:
Concerteza tem N. Sibuyanensis e não ventricosa ai no meio.
Eu gostaria de ter toda essa certeza...
André Fabri escreveu:
... mas quais foram os sinais tão óbvios que voces dois viram de ventricosa? Só o que consegui perceber foi um formato do peristomio que lembra a ventricosa, especialmente nos que você mostrou como os ascidios gigantes. Deixei passar mais algo?

Bem, os sinais não são tão óbvios. Como eu disse, apenas especulo sobre a identificação dela... O peristômio e a ausência de pelinhos nas alas dos jarros “lower” lembram um pouco a
N. ventricosa... Só lembram...
Fernando Rivadavia escreveu:
... Anyway, só queria perguntar uma coisinha... Acredito q vcs não estão falando de híbridos de primeira geração (F1), certo? E não híbridos complexos de 2a ou mais gerações (F2 ou backcrosses). Portanto a teoria do Miguel é q esta planta seria N.bellii X ventricosa F1, correto? Andei olhando fotos de N.bellii no CP Photo Finder e vi o q pareciam ser mtas espécies diferentes, mas nada mto parecid com esta planta acima...
Eita! F1, F2... Para mim, isso era apenas categoria de furacão!!!
Brincadeira...
Pelo andar da carruagem, será muito difícil afirmarmos com certeza de que planta se trata. O mesmo acontecendo com outras em cultivo por aqui...
Bem, satisfazendo a curiosidade do Adilson, lá vão imagens de um jarro “upper” de tamanho considerável:

E uma comparando tamanhos (o da direita é um “upper’ da
N. sp. ‘Spotted’):

[ ]’s