MuiTo Obrigado a todos pelas dicas!
thiagom e Viggiano, Obrigado por me alertar sobre a separação de rizomas. Vou esperar um Mês ou mais pra ver se ela se recupera e se tudo correr bem eu separo os rizomas e as mudo de vaso depois.
dion, me desculpe. prometo que não vou usar mas títulos deste tipo e que irei usar a ferramente busca. aliás eu já achei ela e to usando. já achei bastande coisa... Desculpe, e obrigado.
André Fabri, Obrigado por me acalmar sbre as folhas mortas. eu não as cortei da mas dabilitada, e apenas tirei duas da mais fortinha. Sem tirar do substrato mesmo, do jeito que você falou.
Mais uma vez obrigado pela ajuda de todos. A primeira plantinha continua bastante debilitada, mas a outra teve uma mudança bastante significativa para mim. Ela pegou uma mosca, e três dos cinco bretinhos cresceram bastante (Como fizeram isso de um dia pro outro? não sei..) revelando mais dois minúsculos brotinhos! e descobri que muitas das folhas que eu pensava que estavam mortas só estam debilitadas, mas continuam vivas... descobri isso porque elas estavam fechadas e feias, e hoje começaram a se abrir.. devem ter sido as crianças da loja onde comprei que mecheram muito....
Quanto aquelas folhas que sobem eu descobri que são as tais "armadilhas aéreas"... não sei como funcionam ou como faço para nascerem umas deste tipo.. mas estou pesquisando na ferramente busca. não precisam me responder.
Agora um outro problema.. Luz. Moro num condomínio de prédios. o meu apartamento só pega luz da tarde lá na lavanderia, mas é no horário mas quente do dia... 12h até as 3h (pois é, logo nas piores horas.)! Eu tenho trazido minhas dinaeas para o pátil e deixado lá tomando sol umas 4h, ainda estou no periodo de adaptação. Aqui ninguém mexe.. e também não tem crianças curiosas. mas vou resolver este problema. Estou pesquisando sobre iluminação artificial. Tomara que tudo de certo!

Sábado vou ver se posto as fotos que prometi,
Muito Obrigado!