Olá Mauzao,
Realmente, eu tô devendo um update! Fiz o "upgrade" do aquário no weekend retrasado, passando de 72L para 210L. Veja abaixo foto do dia 13/6 mostrando o novo aqua c/ tampa no chao -- e o velho ainda no balcão entre a cozinha e a sala:

Isso foi lá pelas 8am, antes de iniciar a operação de guerra. Em seguida coloquei o novo aqua no chao da cozinha e comecei a bagunça:
1 - Transferir peixes, plantas, pedras, troncos e agua do velho aqua p/ o novo no chao da cozinha
2 - Tirar velho aqua (vazio, porém ainda pesado) do local onde estava e colocar no balcao ao lado da pia
3 - Transferir peixes, plantas, pedras, troncos e agua de volta do novo aqua (ainda no chao) para o velho aqua ao lado da pia
4 - Levantar (sozinho) o novo aqua e colocá-lo no balcão entre sala e cozinha
5 - Encher o aqua novo até metade com 100L de água de torneira tratada, devagar pra ver se o balcao aguenta tanto peso
6 - Lavar bem 3 sacos de 10kg de areia branca, colocar dentro do aqua novo e empurrar tudo para um único lado do aqua
7 - Colocar lascas de pedra verde como divisória no meio do aqua novo
8 - Transferir cascalho preto do aqua velho p/ o novo, colocando do lado oposto da areia branca
9 - "Esculpir" o fundo do aqua, formando declive com cascalho preto e areia branca p/ o centro, cada um descendo de cantos opostos do aqua
10 - Transferir peixes, plantas, pedras, troncos e agua do velho aqua (cheia de bactérias nitrificantes)
11 - Arrumar pedras brancas sobre cascalho preto e troncos pretos sobre areia branca
12 - Colocar mais cascalho preto e areia branca pra terminar de "esculpir" o fundo
13 - Completar o aqua com mais água tratada e ligar os filtros pra começar a clarear a água
14 - Enxugar a piscina que virou a cozinha (que bom que não moro mais com minha mae!!)
Neste ponto eu parei -- 3pm! -- e fui almoçar. Até entao só havia tomado um café às 7:30. Eu mal conseguia levantar os braços, de tanto que doíam. Deixei todas as plantas boiando e tava assim quando voltei:

Antes de encerrar os trabalhos naquele dia, apesar de exausto, decidi plantar as plantas de qq jeito, sabendo q ainda havia mto a fazer. Vejam com ficou, frente e verso:

Passada uma semana e mtas mudanças na posição de plantas e decorações, além de acréscimo de novas plantas, pedras, troncos e peixes, ficou assim:

Mas as mudanças são diárias e não param. Desde q tirei as fotos acima achei uma maneira de deixar as entradas e saídas do filtro (um novo e poderoso Eheim 2236) e do CO2 um pouco mais discretos e tirei o velho filtro Penguin pendurado na parte de tras.
Num dos lados tem um berçario de peixes cheio de pequenos camaroes e uma "gaiola" com metade dos meus Triops. Os 1os testes q fiz, colocando Triops nestes recintos, foram meio desastrosos. Sumiram vários, não sei como. Coloquei a gaiola mais alta e estou tentando de novo.
Alguns Triops morreram nos pequenos aquarios q estao aqui sobre minha mesa, acho q por morte natural. Agora só me resta um único T.longicaudatus e uns 15 T.cancriformis. Vejam abaixo foto de um T.longicaudatus q morreu uns dias atras, como estava grande com 1 mes de vida:

As más noticias é q minhas Aldrovanda não estao indo bem. As folhas estao ficando cada vez menores e não sei o q fazer. Amanha devo receber az luzes novas q pedi p/ o aquario, com comprimentos de onda bom p/ plantas. Quem sabe aí a Aldrovanda se recupera...
Abs, Fernando
P.S. Ainda estou sentindo dor nos braços!!
P.P.S. Caso não tenha ficado claro, eu ainda não tentei soltar os Triops no aquário, eles estao mto pequenos. E o sumiço de vários q estavam supostamente seguros dentro das "jaulas flutuantes", não foi um bom sinal. Sem falar q os peixes ficam rodeando a jaula dos Triops com a maior cara de fome. Eu joguei no aqua os Triops q morreram naturalmente e eles foram devorados rapidinho.