Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 15.05.2025(Qui)10:55

Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Híbridos de Nepenthes 
Autor Mensagem
Moderador

Mensagem Híbridos de Nepenthes
Olá pessoal.
Há algum tempo estou tentando postar pouco e ler muito sobre as pc's. Organizando minha WISHList surgiu umas dúvidas quanto a escrita dos híbridos de Nepenthes. Eis os híbridos presentes na lista:

Nepenthes Xaccentual koto (thorelli x hookeriana) (Marcos Ono)
Nepenthes Xarakawae (Xmixta x alata)
Nepenthes Xchelsonii (Xdominiana x Xhookeriana)
Nepenthes Xdianiana (Xsplendiana x Xmixta)
Nepenthes Xdyeriana (Xmixta x Xdicksoniana)
Nepenthes Xgothica (Marcos Ono)
Nepenthes Xhookeriana (Xampullaria x Xrafflesiana)
Nepenthes Xmixta x khasiana

Bom. Tomei como base de pesquisa, principalmente, as informações presentes nestes posts:
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... +nepenthes
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... +nepenthes

Segundo o artigo postado pelo Miguel Pandini, apenas os híbrido naturais recebem o X no início do nome. Como saber se um híbrido é natural ou artificial?
Essa Xgothica do Ono é o resultado de qual cruzamento?
Essa Xaccentual koto do Ono é cruzamento artificial criado por ele? Nem no CARNIVOROUS PLANT PHOTO FINDER encontrei esta espécie.
O nome da N. Xmixta x khasiana? Escreve-se assim mesmo? Não tem nome definido?

Desde já, agradeço a colaboração. Estou aprendendo bastante com o Fórum. Mês que vem participarei de uma exposição de trabalhos sobre Zoobotânica. Irei apresentar o meu abordando exclusivamente as pc's. O Paulo Minatel já me de umas dicas. Muito bom!! :D

É isso!

Um abraço.

20.07.2010(Ter)10:47
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Sei que N. sibuyanensis x maxima = N. x Gothica

20.07.2010(Ter)12:24
Destaque

Mensagem 
A N. x wrigleyana é híbrida de que espécies? E a N. x mixta?

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist

20.07.2010(Ter)12:26
Moderador

Mensagem 
Hase escreveu:
A N. x wrigleyana é híbrida de que espécies? E a N. x mixta?

Tem que pesquisar neh :wink:
N. wrigleyana (mirabilis x (rafflesiana x ampullaria))
N. mixta (maxima x northiana)

20.07.2010(Ter)12:34
Destaque

Mensagem 
Até pesquisei, só que não achei!

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist

20.07.2010(Ter)12:35
Moderador

Mensagem 
Hase escreveu:
Até pesquisei, só que não achei!

Fonte: http://cpphotofinder.com/nepenthes-x-wr ... -1992.html

20.07.2010(Ter)12:40
Destaque

Mensagem 
Não pesquisei no CPPhotofinder realmente...

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist

20.07.2010(Ter)12:43
Destaque

Mensagem Re: Híbridos de Nepenthes
Caio Vinicius escreveu:
... Segundo o artigo postado pelo Miguel Pandini, apenas os híbrido naturais recebem o X no início do nome. Como saber se um híbrido é natural ou artificial?
Essa Xgothica do Ono é o resultado de qual cruzamento?
Essa Xaccentual koto do Ono é cruzamento artificial criado por ele? Nem no CARNIVOROUS PLANT PHOTO FINDER encontrei esta espécie.
O nome da N. Xmixta x khasiana? Escreve-se assim mesmo? Não tem nome definido?

Desde já, agradeço a colaboração...

Olá, Caio!
Obrigado por considerar o meu post, e fico feliz que ele tenha sido últil a você! :)
Bem, vamos às suas dúvidas, considerando confiável a fonte da minha pesquisa:

Para híbrido natural “X” é maiúsculo e não-itálico, e fica entre os nomes do gênero e da espécie conhecidos, deixando-se um espaço antes e outro depois do “X”. Se a denominação é diferente disso, então ou não é híbrido natural, ou está escrito errado, ou ainda se trata de cruzamento de pais desconhecidos;
A escrita usada aqui está errada: o correto é Nepenthes ‘Gothica’, pois não é híbrido natural, e sim artificial com nome “comercial”. A comunidade científica faz algumas exigências para se dar um nome “oficial” a um híbrido que seria considerado natural, e quando essas regras são violadas, como no caso dessa planta, ela acaba com um nome escrito entre aspas simples, não itálico e começando com maiúscula;
A mesma situação do item 2: a grafia correta é Nepenthes ‘Accentual-Koto’, e foi produzido por um japonês de nome Kawase, no Japão. Não é de se estranhar que não se encontre facilmente imagens dessa planta pois o cruzamento violou as regras, como me referi anteriormente;
É quase isso: Nepenthes X mixta x khasiana, respeitando os espaços entre as palavras e letras (nenhum “X” ou “x” deve aparecer “colado” a nome de espécie), e os nomes em itálico. Esse é um híbrido artificial não nomeado (sem nome comercial), produzido a partir de um híbrido natural (N. X mixta) e uma espécia pura (N. khasiana), ambos conhecidos. E você deve levar em conta que, para cruzamentos entre plantas dióicas, o nome da fêmea vem primeiro. Assim, na indicação acima, teríamos que a N. X mixta é a fêmea. Ao contrário, o nome seria escrito Nepenthes khasiana x X mixta. O nome fica esquisito, mas não é difícil de entender: o “x” minúsculo significa “cruzamento”, enquanto que o “X” maiúsculo significa “híbrido natural” e faz parte do seu nome. Desconhecendo-se quem é o pai ou a mãe, eu particularmente coloco as espécies em ordem alfabética, por comodidade.

Alías, comodidade é o que mais se vê no nosso fórum na hora de escrever os nomes das plantas, infelizmente. Além, é claro, do português de uma maneira geral...

Lembro, ainda, que o itálico também pode ser substituído pelo sublinhado, sem qualquer problema.

Essas regras estão de acordo com o livro “Nomes de Plantas - Um guia para a Nomenclatura Botânica” (Lumley e Spencer, 1995), e são adotadas pelas editoras para publicações científicas. No meu blog eu tenho um post com isso bem detalhado, resultado de uma tradução cuidadosa. O endereço é este:

http://nepentheiros.blogspot.com/2009/06/o-texto-abaixo-e-uma-traducao-adaptada.html

Sobre os verdadeiros híbridos naturais, temos poucos deles disponíveis até a presente data em cultivo entre os “nepentheiros” brasileiros. São eles:

Nepenthes X chelsonii
Nepenthes X coccinea
Nepenthes X dyeriana
Nepenthes X hookeriana
Nepenthes X mixta
Nepenthes X ventrata
Nepenthes X ventrinermis – possivelmente a “ventricosa mini” que é distribuida pelo Marcos Ono.
Nepenthes X wrigleyana

Se mais alguém tiver outra deferente dessas, divulgue aqui... Ou se cale para sempre!

Caio Vinicius escreveu:
... Mês que vem participarei de uma exposição de trabalhos sobre Zoobotânica. Irei apresentar o meu abordando exclusivamente as pc's. O Paulo Minatel já me de umas dicas. Muito bom!! :D
Ôpa! Eu gostaria de conhecer essas dicas do Paulo Minatel. Se puder, divulgue aqui para a gente!
Obrigado!

[ ]’s

MIGUEL ANGELO PANDINI

21.07.2010(Qua)9:43
Destaque

Mensagem 
Valeu pela aula! Poste isso em um tópico, para os mods porem como fixo!

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist

21.07.2010(Qua)13:13
Destaque

Mensagem 
Hase escreveu:
... Poste isso em um tópico, ...
Já existe o tópico:

http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-4083.html?highlight=h%EDbrido+nepenthes

[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

21.07.2010(Qua)15:22
Responder   [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo